Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pablo Ruiz Picasso

Em 08 de abril de 1973 morria Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso.


[Picasso (1881 - 1973). Foto da revista argentina Vea y Lea]

Picasso trouxe a pintura para o centro ao romper com velhas tradições. Em seus quadros notamos a riqueza e a criatividade da sua técnica inovadora. Técnica esta que o transformou num dos gênios mais admirados do século XX. Um visionário capaz de captar intensamente emoções, pensamentos e beleza.

Frases de Picasso:

“Todo mundo quer compreender a pintura. [...] Por que as pessoas gostam de uma noite, de uma flor, de todas as coisas que as rodeiam sem tratar de compreendê-las?”

“A pintura não é feita para decorar as moradias. É um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo.”

“A pintura nunca é prosa; é poesia, está escrita em verso com rimas plásticas [...] As rimas plásticas são formas que ressoam entre si, respondem a outras formas ou ao espaço que as rodeia.”

“Quando eu era criança minha mãe dizia: “Se te fazes soldado, chegará a general; se te fazes cura, chegarás a papa...”. Eu queria ser pintor e cheguei a Picasso.”
Quadros do artista aqui.

8 comentários:

  1. Bom dia.

    Belo documentário.

    Um grande abraço.
    Maria Auxliadora (Amapola)

    Estou lhe seguindo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo/Amig@,

    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.

    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.
    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interessante, ajudar a divulgá-la, repassando esta mensagem para a sua lista de emails.
    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!
    Obrigada,

    Giulia,
    Livrilusão

    ResponderExcluir
  3. o Pi é foda, alex...
    bão demais passar por aqui...
    beijjo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Kel pelo comentário.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Amapola. É um prazer sua visita e comentário. Fico contente pelo carinho.
    Mais uma vez agradeço.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bê, recado dado. Já visitei a página da Livrilusão e achei muito interessante. Recomendo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carla, é um enorme prazer sua visita. Acompanho sempre suas publicações, pois seus poemas têm grande potencial. Em relação ao Picasso, você disse tudo. Compartilhamos a mesma opinião.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir